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DIY - Substituição da Junta do Corpo do Filtro de Óleo e do Anel Oring do Tubo de Óleo

17K views 44 replies 21 participants last post by  vincep99  
#1 · (Edited)
Recentemente, tive um pequeno vazamento de óleo que estava se acumulando no V do motor. Como acabei de comprar o carro há algumas semanas, costumo inspecioná-lo após cada viagem para ver se tudo está como deveria e notei uma pequena poça de óleo no V do motor. Antes de comprar o carro, eu sabia que ele tinha acabado de fazer uma troca de óleo, então presumi que provavelmente foi quando eles trocaram o óleo de um possível trabalho descuidado na remoção do filtro. No entanto, quando estava limpando com papel toalha e depois cotonetes presos na ponta de palitos de espetinho (ferramenta aprovada pela Lamborghini para o trabalho), notei que havia pequenos vestígios de óleo muito mais longe na parte de trás do bloco do que se fosse apenas uma troca de filtro de óleo desleixada. Limpei tudo o melhor que pude e dei uma volta rápida no carro. Para minha surpresa, a essa altura havia mais pequenos vestígios de óleo se acumulando no V do motor. Procurei por toda parte e encontrei um monte de postagens descrevendo isso acontecendo com outros proprietários, mas não consegui encontrar um bom tutorial sobre como chegar lá. Nesse ponto, fui ao popular vendedor de peças Lambo online com os diagramas e encontrei as várias juntas que seriam necessárias. Com base em onde meu óleo estava vazando, sei que estava vindo da junta da carcaça do filtro de óleo principal (peça nº 07L103161D). No entanto, depois de ler mais sobre esse problema comum, pensei que seria uma boa prática, com base nas sugestões dos membros, substituir a junta do tubo de óleo (peça nº 07L115359), juntamente com a outra fonte comum de vazamento do anel de vedação na extremidade do tubo que o conecta ao bloco (peça nº N91104101) como medida preventiva. Depois de ter os números das peças, fui até a Lamborghini Dallas e conversei com Andrew Smith na área de peças. Andrew foi muito útil, então, se você estiver na área, faça uma visita a eles.

Como não consegui encontrar um bom guia online e nunca desmontei uma Lamborghini antes, fiz significativamente mais do que precisava, então, por favor, aprenda com meus erros... O trabalho não é tão ruim quanto eu fiz para mim. Vou colocar minha lógica ao desmontar também abaixo. Além disso, se você decidir fazer isso, como em qualquer reparo automotivo, uma boa organização das peças que você retira valerá a pena mais tarde se você dedicar um tempo para ensacá-las e rotulá-las.

Antes de começar, recomendo obter 3-4 toalhas de banho grandes ou cobertores de mudança da casa para que você possa colocar um em cada lado do painel traseiro e, em seguida, o para-choque traseiro. Certifiquei-me de que o carro estava limpo e livre de detritos antes de colocar as toalhas para evitar arranhões indesejados.

Aqui está uma foto do vazamento que eu estava tendo. Isso era aparente em toda a parte de trás do bloco e também podia ser visto nas lacunas entre o encanamento do coletor de admissão até o bloco.

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Passo 1) Remova as mangueiras da caixa de ar que se conectam ao corpo do acelerador. Elas são conectadas por (2) braçadeiras de mangueira em cada tubo. Basta soltar as braçadeiras e puxar a mangueira do corpo do acelerador. Eu fui em frente e tirei toda a montagem superior da caixa de ar para facilitar a remoção, mas isso não é necessário.
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Passo 2) Remova os corpos do acelerador. Eles são conectados ao coletor de admissão por 4 parafusos sextavados grandes. Use uma chave Allen para soltar os parafusos. Antes de soltar totalmente os parafusos ou removê-los, desconecte os conectores conectados a cada corpo do acelerador. Tenha cuidado ao removê-los, pois há uma junta entre eles e o coletor de admissão. Você vai querer ter cuidado para não dobrá-los para poder reutilizá-los. Coloquei cada corpo do acelerador de lado na minha bancada e coloquei os parafusos longos de volta neles para saber onde tudo estava quando chegou a hora de remontar. Além disso, os corpos do acelerador são ambos exatamente iguais, pelo que sei, mas eu fui em frente e marquei com fita azul qual lado era qual, só para garantir.
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Agora, esta próxima etapa é onde me sinto um pouco burro e espero que talvez, só talvez, minha curva de aprendizado possa ajudar outra pessoa... Procurei em todos os lugares para pesquisar antes de remover qualquer coisa. Pesquisei como remover o coletor de admissão para poder trabalhar livremente nas juntas da carcaça do filtro de óleo. Não receberei nenhum prêmio por minhas habilidades de pesquisa no Google depois disso, porque não consegui encontrar nenhuma resposta sobre como remover o coletor de admissão em nossos primeiros gallardos, além de todos dizerem que é fácil. No meu cérebro genial, pensei que precisava remover a metade superior do coletor de admissão para remover a parte inferior. Estou aqui para compartilhar as boas notícias com qualquer pessoa que não esteja ciente de que não é o caso e economizará uma hora, se não duas (como no meu caso) se for a primeira vez que você faz isso. Normalmente, isso não seria um grande problema, mas deixe-me dizer como foi uma dor de cabeça colocar uma broca estrela nas pequenas fendas onde os parafusos ficam. Além disso, metade deles é do lado inferior e é quase impossível não deixar cair um parafuso. Aproveite as próximas fotos do nosso belo motor, mas esta parte não era necessária e chamarei essas fotos de aprendizado bônus. Não postarei as etapas disso, pois não era necessário, mas se alguém estiver com problemas para removê-lo por outros motivos, como revestimento em pó, me avise e ficarei feliz em ajudar.
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Passo 3) Remova todas as mangueiras. Existem algumas linhas que estão conectadas ao coletor de admissão. Removê-las é bem simples. Tirei fotos para garantir que as colocasse de volta corretamente, mas, para ser sincero, não foi tão ruim. Para remover os primeiros, você precisará de um alicate (sem dentes seria preferível aqui para não danificar as braçadeiras) para deslizar as braçadeiras para baixo. Basta apertá-las e deslizá-las alguns centímetros e, em seguida, puxar suavemente as mangueiras. Elas podem parecer presas no início, mas continue puxando em linha reta com força, construindo para não quebrar ou dobrar as peças de metal às quais elas se conectam com o coletor. Elas não são baratas nem facilmente disponíveis.

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Passo 4) As duas mangueiras seguintes a serem removidas são um pouco maiores, mas igualmente fáceis. Elas estão localizadas na parte traseira do coletor de admissão. Basta usar um soquete pequeno ou uma chave de fenda de ponta chata para soltar as braçadeiras e removê-las.
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Passo 5) Remova o chicote elétrico da flauta de combustível para os injetores de combustível. O chicote elétrico preto espesso está conectado ao coletor de admissão por três (3) parafusos em cada lado do motor. Este é o começo de onde ter calma valerá a pena. Um truque para levar adiante a partir deste ponto é usar um extensor de ímã automotivo no final de afrouxar um parafuso para pegar cada parafuso, caso ele caia na área do motor. A última coisa que você quer é ter que procurar um parafuso que não atingiu o chão. Você também pode colocar algumas toalhas de microfibra ao redor para pegar qualquer coisa. Agora, seguindo em frente... Remova todos os parafusos que prendem o chicote elétrico com a braçadeira e puxe-o suavemente para o lado para que você possa ver melhor os parafusos de 10 mm que você precisará remover em breve para separar o coletor de admissão. OBSERVAÇÃO: Tentei remover a flauta de combustível e os injetores de combustível para inspecioná-los, pois estavam acessíveis e facilitar o acesso a esses parafusos que conectam o coletor, mas não consegui puxar a flauta de combustível sem forçá-la e atingir as pontas dos injetores. Então, optei por deixá-los no lugar.

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Passo 6) Remova os parafusos que conectam a metade superior dos parafusos do coletor de admissão. Acredito que havia seis (6) de cada lado, mas como já se passaram algumas semanas, não consigo me lembrar bem. Para começar, se você, como eu, deixou a flauta de combustível no lugar, a melhor ferramenta para este trabalho é uma chave com cabeça flexível semelhante à anexada. Não é necessário, mas definitivamente torna o trabalho mais fácil ter ambos. Peguei um na Amazon por cerca de US$ 10.

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Em seguida, eu recomendaria começar pela frente e trabalhar para trás. Para chegar ao primeiro parafuso na frente, é melhor levantar os conectores verde/pretos e puxá-los para o lado para que você possa ver o primeiro parafuso. Não há necessidade de desconectá-los, eles estão literalmente apenas sentados em um recorte para eles.

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Agora que você tirou esses clipes do caminho, vá em frente e use a chave de 10 mm para soltar todos os parafusos. Comecei a fazer uma anotação mental de quão apertados estavam os parafusos enquanto eu tirava as coisas, pois as especificações de torque simplesmente não existem. Vá descendo e eu recomendaria que, assim que o parafuso estiver bom e solto, traga o ímã extensível para poupar você de problemas de deixar cair um parafuso. Isso é especialmente útil para os parafusos na parte de trás, mais próximos da cabine. Eles são difíceis de alcançar e fáceis de derrubar. Peço desculpas por não ter tirado ótimas fotos, pois foi uma dor, mas é aqui que os parafusos estão localizados e eles apenas seguem a linha de cada lado. Tenha cuidado para ensacar esses parafusos e rotulá-los, se necessário, para manter as coisas organizadas.

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Passo 7) Remova quaisquer plugues/fios restantes e verifique novamente seu trabalho para garantir que o coletor esteja livre de quaisquer obstáculos ao remover. Aqui estão alguns conectores que você deve remover e acho que ainda não mencionei.

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Passo 8) Remova o coletor de admissão. Depois de certificar-se de que tudo está livre e, em seguida, verificar novamente, você está pronto para puxar e levantar o coletor de admissão. É melhor ter um segundo par de mãos neste, se você tiver um membro da família ou amigo capaz de ajudar. No entanto, eu estava trabalhando até tarde na garagem e consegui fazer sozinho. Cobri e protegi o para-choque traseiro e todo o caminho que leva ao coletor e, em seguida, inclinei meu corpo para onde minhas mãos pudessem agarrar no meio do coletor de admissão e levantei. Ele levantou-se com o mínimo de esforço além do peso dele. Certifique-se de ter um cobertor para você descansar em uma mesa ou no chão para garantir que você não danifique o alumínio.

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Você pode realmente ver todo o óleo e como ele funcionou até o vazamento.
 
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Passo 9) Remova o tubo de óleo. Antes de remover a carcaça do filtro de óleo, você precisará remover o tubo de óleo. Vá em frente e manobre o combustível e os fios do sensor para o lado o melhor que puder, separando-os do conector de plástico que os mantém unidos. Há seis (6) parafusos que você precisará remover, mas você vai querer fazer um pouco de trabalho de preparação antes de afrouxá-los. Quando você afrouxar os dois parafusos traseiros que estão mais próximos da cabine, vai vazar um monte de óleo. Realmente não há como contornar isso. Sendo esse o caso, é melhor se preparar colocando uma pequena bandeja de coleta sob o carro, onde o óleo vai escorrer. Além disso, não é uma má ideia colocar alguns papéis toalha para ajudar a absorver o óleo. Anote mentalmente a força necessária para soltar os parafusos, pois não há especificações de torque oficiais. Depois de remover esses dois parafusos, vá em frente e afrouxe os outros quatro parafusos que prendem o tubo de óleo à carcaça do filtro de óleo. O tubo de óleo agora deve estar livre e fácil de remover. Ao removê-lo, ainda haverá óleo no tubo, então, depois de puxá-lo, vire-o para que o óleo não escorra facilmente. Eu drenei o óleo restante em um recipiente de óleo velho.

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Passo 10) Remova a carcaça do filtro de óleo. Primeiro, você precisará desconectar o sensor (sensor de pressão?) que se conecta à carcaça. Basta soltar suavemente a presilha e puxar o sensor para cima. Tome cuidado para não empurrar a presilha com muita força e quebrar o plástico.

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Em seguida, remova todos os oito (8) parafusos que prendem a carcaça do filtro de óleo no lugar. Anote mentalmente a força necessária para soltar os parafusos, pois não há especificações de torque oficiais. Uma vez removida, a carcaça deve ser puxada para cima com bastante facilidade. Observe que não removi meu filtro de óleo antes disso, então ainda há uma boa quantidade de óleo lá dentro. Eu apenas virei-o de cabeça para baixo rapidamente e o levei para minha mesa improvisada.

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Passo 11) Limpe o motor. Esta é uma boa hora para realmente limpar os derramamentos de óleo da remoção. Usei papel toalha para pegar as grandes poças e terminei com cotonetes para pegar os pequenos cantos e fendas. Além disso, aproveite para limpar as áreas de vedação do óleo. Limpei bem as áreas para garantir que houvesse uma boa superfície de vedação plana, livre de detritos, quando voltarmos para instalar.

Passo 12) Substitua todas as juntas/anéis de vedação. Agora que tudo foi removido, vá em frente e remova todas as juntas/anéis de vedação antigos. Observe que essas peças são feitas de alumínio e você não deve usar uma chave de fenda ou qualquer coisa de metal para removê-las, para garantir que você não danifique a superfície de vedação. Usei um pequeno palito de madeira para remover o anel de vedação antigo no tubo de óleo e as outras juntas foram removidas apenas descascando-as. Depois de remover tudo, reservei um tempo para limpar a superfície muito bem com papel toalha e um pouco de limpador de freio para garantir que houvesse uma superfície limpa para selar tudo novamente. Antes de colocar o novo anel de vedação na extremidade do tubo, também peguei um pouco de óleo da carcaça e o deslizei ao redor do anel de vedação para garantir um bom ajuste mais tarde.

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Passo 13) Reinstale a carcaça do filtro de óleo no bloco. Descobri em que direção a junta precisava ir, então coloquei-a no bloco e alinhei tudo. Então, fui em frente e coloquei suavemente a carcaça do filtro de óleo em cima da junta alinhada e certifiquei-me de que tudo estava alinhado.

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Em seguida, vá em frente e reconecte o sensor à carcaça do filtro de óleo e coloque todos os parafusos de volta no lugar. Usei o extensor de ímã para colocá-los facilmente de volta em seus orifícios. Aperte tudo alternando os lados, semelhante a um pneu. Aperte tudo e, em seguida, alterne os lados ao apertar tudo. Usei a especificação oficial de torque alemão da Lamborghini de "bom e apertado". A melhor maneira de explicar o torque que usei foi semelhante ao que qualquer pessoa faria para um bujão de drenagem de óleo e, em seguida, coloquei um pouco de amor extra para ter certeza de que não vazaria, mas também não muito apertado a ponto de me preocupar em quebrar um parafuso. Agora que você acha que terminou, volte a cada parafuso em um movimento no sentido horário para ter certeza de não perder um parafuso. Voltar aqui mais tarde seria uma dor no traseiro, então certifique-se de não ter pulado um parafuso por acidente, dando mais uma volta final.

Passo 14) Reinstale o tubo de óleo. Agora que você tem anéis de vedação e juntas novos no tubo de óleo, você está pronto para colocá-lo de volta no lugar. Se você ainda não colocou um pouco de óleo na extremidade do anel de vedação, faça-o antes de instalar. Coloquei-o e conectei os quatro (4) parafusos à carcaça do filtro de óleo primeiro, pois você meio que tem que segurar a junta. No entanto, antes de apertar qualquer coisa, certifiquei-me de ter alguma folga no tubo para poder colocar os dois (2) parafusos superiores no lugar. Depois que os dois parafusos superiores e os 4 parafusos inferiores forem iniciados, vá em frente e comece a apertar tudo usando os métodos e especificações de torque anteriores. Vá em todos os parafusos novamente para ter certeza de que você os pegou todos. Mais uma vez, voltar aqui mais tarde não seria divertido. Leve o minuto extra para ter certeza de que tudo está apertado.

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Vá em frente e coloque os tubos de combustível e os tubos do sensor de volta no lugar e prenda-os juntos usando o suporte de plástico. Agora, entre lá e faça mais uma limpeza final com cotonetes, papel toalha, etc. Dependendo da sua analidade, o tempo variará aqui.

Passo 15) Reinstale o coletor de admissão. Agora que você passou para ter certeza de que conectou tudo e apertou tudo, é hora de colocar o coletor de admissão de volta. Não tenho certeza se é necessário, mas esfreguei uma pequena quantidade de óleo nos anéis de vedação do coletor para, esperançosamente, preservá-los um pouco. Mais uma vez, um conjunto extra de mãos aqui seria preferível por qualquer pessoa, se disponível. No entanto, não é impossível fazer sozinho, como eu fiz, pois estava trabalhando até tarde na garagem e queria terminar o trabalho. Prepare o motor para ter certeza de que está livre e há um caminho claro para o coletor entrar no lugar. Uma manta móvel sobre as caixas de ar é ótima para que você possa colocar o coletor sobre ela e se posicionar antes de levantá-lo no lugar. Existem dois pinos que posicionarão o coletor exatamente onde ele precisa estar. Levante-o, verifique novamente sua posição e, em seguida, coloque suavemente o coletor no lugar. Você deve sentir esses pinos se alinharem e sentir-se perfeitamente no lugar.

Passo 16) Aparafuse o coletor de admissão. NOTA: É ALTAMENTE recomendado usar um truque de ímã que aprendi online anos atrás (não posso levar o crédito por essa ideia) para reinstalar os parafusos no coletor de admissão. Pegue um pequeno ímã de terras raras (comprei um pequeno tubo desses no porto por cerca de US$ 1,99 e eles não são maiores do que a extremidade de uma borracha de lápis. Se você tiver uma etiqueta de identificação de uma conferência, elas são praticamente os mesmos ímãs) e deixe-o cair em um orifício do dedo indicador de uma luva de borracha e coloque a luva. Isso lhe dará grande controle sobre esse parafuso para colocá-lo no lugar sem medo de deixá-lo cair no abismo.
 
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Eu coloquei todos eles em seus buracos usando este truque antes de derrubar qualquer coisa. Na remota possibilidade de você ainda deixar cair um parafuso e não conseguir encontrá-lo e precisar remover o coletor novamente, você vai querer torná-lo o mais fácil possível. Então, depois de colocá-los todos no lugar, comece os parafusos usando seus dedos. Usei as duas mãos e trabalhei-os lentamente até que meu dedo não pudesse mais torcê-los. Trabalhei meu caminho para baixo e depois voltei com a chave ajustável de 10 mm para apertar tudo. Isso me tomou uma quantidade considerável de tempo com os espaços pequenos. Apenas seja paciente e tome seu tempo.

Passo 17) Aparafuse a flauta de combustível de volta ao coletor. Faça exatamente o oposto do passo 5. Ignore o fato de que a parte superior do meu coletor de admissão está desligada.

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Passo 18) Reconecte todos os plugues da etapa 7 e posicione os plugues verdes da etapa 6 de volta no lugar, apoiando-os em seu local definido.

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Passo 19) Reinstale todas as linhas de vácuo e mangueiras das etapas 3 e 4.

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Passo 20) Reinstale os corpos de borboleta da etapa 2 e reconecte os chicotes de fios para cada um deles até ouvir o clique ou eles estiverem firmemente conectados.

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Passo 21) Reinstale as caixas de ar.

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Passo 22) Verifique tudo mais uma vez. Use uma lanterna e ande para verificar novamente se tudo o que você removeu está conectado e se nada está fora do comum. Além disso, certifique-se de remover todas as ferramentas, etc., da área do motor.

Passo 23) Reabasteça um pouco de óleo. Durante a remoção, você perdeu um pouco de óleo. Coloquei de volta 1/4 - 1/2 qt antes de testar o motor apenas para completar o que perdemos.

Passo 23) Prepare/Ligue o motor. Ligue o motor normalmente e monitore os medidores para garantir que a pressão do óleo esteja boa e que não haja luzes no painel. Se tudo correu conforme o planejado, deve ser como novo. Se tudo parecer normal no banco do motorista, volte para a área do motor e verifique se há vazamentos com uma lanterna em marcha lenta do motor. Dei ao meu motor algumas boas rotações assim que ele aqueceu e reinspecionei.

Passo 24) Teste rápido. Dirigi pela vizinhança e reinspecionei para não encontrar nenhum vazamento de óleo. Observe que qualquer óleo que possa ter estado no V irá lentamente chegar aos pequenos cantos e fendas, mas se você os limpar após sua primeira viagem com um cotonete e um extensor, ele deve estar seco. É aqui que verificar novamente se você tem todos os parafusos valerá a pena.

Passo 25) Quebre um Bush Latte gelado. Você terminou!

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Já se passaram algumas semanas desde que fiz este reparo e sei que não capturei todas as fotos. Espero não ter esquecido muito e isso ajude outra pessoa com este problema comum do Gallardo! Boa sorte!
 
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Vou compartilhar alguns truques que uso para lidar com meu inimigo pessoal, a gravidade. Eu prendo soquetes em suas extensões ou na chave para evitar que os soquetes caiam, não importa o quão apertado seja o encaixe. Quanto ao seu comentário sobre desapertar os parafusos de cabeça para baixo das tampas de admissão, também uso fita adesiva na abertura do lado da catraca da chave, não o suficiente para grudar e fazer com que a catraca não funcione, mas o suficiente para evitar que o parafuso caia. Finalmente, aqui está uma ferramenta para todo proprietário de Lamborghini, uma extensão de furadeira dobrável, perfeita para entrar em locais deslocados, de difícil acesso ou com ângulos difíceis.
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Meu Deus, que trabalho e que relato excelentes! Incrível você compartilhar tantos detalhes. Aliás, você merece mais do que uma Busch Latte?!?!

Eu adoro o truque do ímã no dedo com luva. Uau, que grande ideia, isso teria me poupado MUITO tempo na minha Diablo ao longo dos anos. Um par de perguntas, se não se importar:
1) os corpos de borboleta simplesmente se conectaram de volta, sem necessidade de reajustes, plug and play direto? Você se sentiu confortável em reutilizar as juntas dos corpos de borboleta?
2) você encomendou 2 novas juntas do coletor de admissão, 1 junta da carcaça do óleo, 2 anéis de vedação em cada extremidade do tubo de óleo e 10 anéis de vedação para as admissões. Você usou algum selante de junta, como Hylomar? Mais ou menos quanto foi isso em peças, se não se importar em perguntar?
3) desculpe se perdi, mas mais ou menos quantas horas solo foram gastas nisso?
4) você chegou a ter uma ideia do porquê do vazamento? Dada a quantidade de vezes que ouvi histórias de vazamento de óleo da junta do filtro de óleo e dos 2 anéis de vedação no tubo de óleo, suspeito que a fábrica não apertou os parafusos nesta área o suficiente e, após muitos ciclos de calor e vibrações, eles se soltaram o suficiente para vazar. Ou, você viu uma junta ou um anel de vedação que falhou ou um flange de tubo de óleo de alumínio que empenou?

Vou compartilhar alguns truques que uso para lidar com meu inimigo pessoal, a gravidade. Eu prendo soquetes em suas extensões ou na chave para evitar que os soquetes caiam, não importa o quão apertado seja o encaixe. Quanto ao seu comentário sobre desparafusar os parafusos de cabeça para baixo das tampas de admissão, também uso fita adesiva na abertura do lado da catraca da chave, não o suficiente para grudar e fazer com que a catraca não funcione, mas o suficiente para evitar que o parafuso caia. Finalmente, aqui está uma ferramenta para todo proprietário de Lamborghini, uma extensão de pistola de furar dobrável, perfeita para entrar em pontos deslocados, de difícil acesso ou com ângulos difíceis. View attachment 288765
Com certeza, Clyde!

1) os corpos de borboleta simplesmente se conectaram de volta, sem necessidade de reajustes, plug and play direto? Você se sentiu confortável em reutilizar as juntas dos corpos de borboleta? - Plug and play simples! Além disso, me senti bem em reutilizar as juntas, pois tomei cuidado ao removê-las para não dobrá-las ou empená-las. Foi muito simples e eles ainda têm pinos de alinhamento para garantir que entrem corretamente. Muito fácil e levou apenas alguns minutos. Apenas 4 parafusos longos com chave Allen e o chicote elétrico.

2) você encomendou 2 novas juntas do coletor de admissão, 1 junta da carcaça do óleo, 2 anéis de vedação em cada extremidade do tubo de óleo e 10 anéis de vedação para as admissões. Você usou algum selante de junta, como Hylomar? Mais ou menos quanto foi isso em peças, se não se importar em perguntar? - Na verdade, eu só comprei e senti a necessidade de substituir a junta principal da carcaça do filtro de óleo (peça nº 07L103161D), a junta do tubo de óleo (peça nº 07L115359) e o anel de vedação na extremidade do tubo que o conecta ao bloco (peça nº N91104101) no meu caso particular. Reutilizei todas as outras juntas/anéis de vedação, pois não vi nenhum desgaste ou necessidade. Observarei que originalmente comprei 10 anéis de vedação para o coletor de admissão de nível médio que você pode ver nas fotos, mas acabei decidindo que não precisava deles. Eu havia perguntado à Lamborghini Dallas se eles recomendavam algum selante de junta e levou alguns dias para obter uma resposta e eu já havia terminado o trabalho. No entanto, eles disseram que recomendam o uso de "Three Bond High Performance/Adhesion Liquid Gasket TB1207B" para criar uma boa vedação, além da junta. No entanto, não fiz isso, pois quando desmontei as peças, não vi nenhum selante da fábrica e pensei que não era necessário e que a principal razão do vazamento eram os parafusos soltos. Se eu tivesse algum, provavelmente teria colocado, mas não estou muito preocupado com isso vazando novamente no futuro imediato, pois sei que os apertei bem, já que fiz isso sozinho. Se vazar em um futuro próximo, o que não espero, farei um acompanhamento e com certeza usarei isso. Respondo a isso um pouco mais em sua outra pergunta abaixo. O custo total dessas três juntas/anéis de vedação foi de cerca de US$ 150. Caro por algumas juntas, mas barato, pois essa foi toda a minha despesa para este reparo necessário! Imagino que isso custaria bem mais de US$ 1.000 em uma concessionária, mas isso é apenas uma suposição com base em outras postagens que li.

3) desculpe se perdi, mas mais ou menos quantas horas solo foram gastas nisso? - Fiz isso ao longo de cerca de 4 noites após o trabalho, estudando o motor a partir dos diagramas de peças, descobrindo o que era seguro remover e organizando as peças enquanto desmontava em sacos ziplock rotulados para que a montagem fosse fácil. Provavelmente gastei de 10 a 15 horas sozinho. Eu estava sendo muito cuidadoso ao estudar as coisas, pois esta foi a primeira vez que desmontei meu carro novo e, como todos sabemos, as peças são caras se você quebrar alguma coisa haha. Fiz toda a remontagem em cerca de 3 horas, depois que entendi bem tudo. Se eu tivesse um guia semelhante a este ou tivesse que fazer isso de novo, estimaria que levaria cerca de 6 horas, provavelmente, se você tiver tempo e se manter organizado. Realmente não é um DIY ruim depois que você faz o seu primeiro.

4) você chegou a ter uma ideia do porquê do vazamento? Dada a quantidade de vezes que ouvi histórias de vazamento de óleo da junta do filtro de óleo e dos 2 anéis de vedação no tubo de óleo, suspeito que a fábrica não apertou os parafusos nesta área o suficiente e, após muitos ciclos de calor e vibrações, eles se soltaram o suficiente para vazar. Ou, você viu uma junta ou um anel de vedação que falhou ou um flange de tubo de óleo de alumínio que empenou? - Você levanta um ótimo ponto! Sua suspeita é a mesma conclusão a que cheguei depois de terminar o trabalho. Quando comecei a afrouxar os parafusos na carcaça do filtro de óleo, prestei muita atenção em quanta força era necessária para soltar os parafusos, pois não há especificações de torque oficiais da Lamborghini, conforme me foi dito por um técnico da lambo. Nas áreas principais onde o óleo estava acumulado, os parafusos eram extremamente fáceis de soltar. Honestamente, acho que poderia ter apenas apertado e estaria tudo bem. No entanto, obviamente, substituir tudo é uma boa prática e eu tinha as peças prontas. O anel de vedação dianteiro não estava vazando (ainda), no entanto, direi que, após 16 anos de aperto, ele parecia um pouco amassado e fiquei feliz por tê-lo substituído, pois era apenas uma questão de tempo até que começasse a vazar também. Além disso, com base em minha pesquisa limitada, acho que o problema mais comum aqui é, na verdade, o pequeno anel de vedação na extremidade do tubo para a maioria dos proprietários, que é esmagado com o tempo e é o seu anel de vedação de borracha básico do dia a dia. As juntas reais parecem de alta qualidade para mim.

Obrigado pelas dicas! Vou mantê-las em mente na próxima vez também. Definitivamente preciso comprar aquela extensão dobrável! Não posso dizer o quão útil teria sido saber sobre como remover os parafusos traseiros da tampa superior do coletor de admissão!! Vivemos e aprendemos.

- Tyler
 
#9 ·
Tyler, você é realmente incrível. Parabéns por ter abordado isso e por ter escrito de forma tão detalhada para os outros. Farei este reparo um dia, suponho, e este é um item obrigatório para isso. Outra pergunta para você: você conseguiu ver o acúmulo de óleo como você mencionou, mas você estima que haja alguma maneira de acessar esses parafusos lá embaixo para apertá-los sem fazer todo o trabalho que você fez? Talvez usando um espelho ou um endoscópio/vídeo para ver o que você está fazendo enquanto você de alguma forma conseguiria uma chave de fenda lá embaixo para apertar?

Observação para outros que farão isso no futuro: considere fazer um pequeno furo em cada uma das porcas da carcaça do filtro de óleo e das porcas do tubo de óleo para que um fio de aço inoxidável seja rosqueado assim que forem apertados como fio de segurança para evitar que se soltem mais tarde. Seria um trabalho extra em uma furadeira, mas daria tranquilidade, dado que eles parecem sofrer afrouxamento por vibração ou ciclo de calor ao longo do tempo.
 
#15 ·
Ótimo artigo. Eu tive um problema semelhante (o meu era na verdade a junta da carcaça do filtro de óleo).

Pena que você não viu meu post antes de fazer isso (eu sei que a junta do coletor de admissão é bastante cara).. Não era tão detalhado, mas

Seu post é muito mais informativo do que o meu. Ótimo trabalho!
 
#17 ·
Recentemente, tive um pequeno vazamento de óleo que estava se acumulando no V do motor. Como comprei o carro há algumas semanas, costumo inspecioná-lo após cada viagem para ver se tudo está como deveria e notei uma pequena poça de óleo no V do motor. Antes de comprar o carro, eu sabia que ele tinha acabado de fazer uma troca de óleo, então presumi que provavelmente foi quando eles trocaram o óleo de um possível trabalho desleixado na remoção do filtro. No entanto, quando estava limpando com papel toalha e depois cotonetes presos na extremidade de palitos de espetinho (ferramenta aprovada pela Lamborghini para o trabalho), notei que havia pequenos vestígios de óleo muito mais longe na parte de trás do bloco do que se fosse apenas uma troca de filtro de óleo desleixada. Limpei tudo o melhor que pude e dei uma volta rápida no carro. Para minha surpresa, a essa altura, havia mais pequenos vestígios de óleo se acumulando no V do motor. Pesquisei por toda parte e encontrei um monte de postagens descrevendo isso acontecendo com outros proprietários, mas não consegui encontrar um bom tutorial sobre como chegar lá. Nesse ponto, fui ao popular vendedor de peças Lamborghini online com os diagramas e encontrei as várias juntas que seriam necessárias. Com base em onde meu óleo estava vazando, sei que estava vindo da junta da carcaça do filtro de óleo principal (peça nº 07L103161D). No entanto, depois de ler mais sobre esse problema comum, pensei que seria uma boa prática, com base nas sugestões dos membros, substituir a junta do tubo de óleo (peça nº 07L115359) junto com a outra fonte comum de vazamento do anel de vedação na extremidade do tubo que o conecta ao bloco (peça nº N91104101) como medida preventiva. Depois de ter os números das peças, fui à Lamborghini Dallas e encontrei Andrew Smith na área de peças. Andrew foi muito útil, então, se você estiver na área, faça uma visita.

Como não consegui encontrar um bom guia online e nunca desmontei uma Lamborghini antes, fiz significativamente mais do que precisava, então, por favor, aprenda com meus erros... O trabalho não é tão ruim quanto eu fiz para mim. Também colocarei minha lógica ao desmontar abaixo. Além disso, se você decidir fazer isso, como em qualquer reparo automotivo, uma boa organização das peças que você retira valerá a pena mais tarde se você dedicar um tempo para ensacá-las e rotulá-las.

Antes de começar, recomendo obter 3-4 toalhas de banho grandes ou cobertores de mudança da casa para que você possa colocar um de cada lado do painel traseiro e, em seguida, o para-choque traseiro. Certifiquei-me de que o carro estava limpo e livre de detritos antes de colocar as toalhas para evitar arranhões indesejados.

Aqui está uma foto do vazamento que eu estava tendo. Isso era aparente em toda a parte de trás do bloco e também podia ser visto nas lacunas entre o encanamento do coletor de admissão até o bloco.

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Etapa 1) Remova as mangueiras da caixa de ar que se conectam ao corpo da borboleta. Elas são conectadas por (2) braçadeiras de mangueira em cada tubo. Basta soltar as braçadeiras e puxar a mangueira para fora do corpo da borboleta. Eu fui em frente e tirei todo o conjunto superior da caixa de ar para facilitar a remoção, mas isso não é necessário.
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Etapa 2) Remova os corpos da borboleta. Eles são conectados ao coletor de admissão por 4 parafusos sextavados grandes. Use uma chave Allen para soltar os parafusos. Antes de soltar os parafusos totalmente ou removê-los, desconecte os conectores conectados a cada corpo da borboleta. Tenha cuidado ao removê-los, pois há uma junta entre eles e o coletor de admissão. Você vai querer ter cuidado para não dobrá-los para poder reutilizá-los. Coloquei cada corpo da borboleta de lado na minha bancada e coloquei os parafusos longos de volta neles para saber onde tudo estava na hora de remontar. Além disso, os corpos da borboleta são ambos exatamente iguais, até onde eu sei, mas eu fui em frente e marquei com fita azul qual lado era qual, só para garantir.
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Agora, esta próxima etapa é onde me sinto um pouco burro e espero que, talvez, só talvez, minha curva de aprendizado possa ajudar outra pessoa... Procurei em todos os lugares para pesquisar antes de remover qualquer coisa. Pesquisei como remover o coletor de admissão para poder trabalhar livremente nas juntas da carcaça do filtro de óleo. Não receberei nenhum prêmio por minhas habilidades de pesquisa no Google depois disso, porque não consegui encontrar nenhuma resposta sobre como remover o coletor de admissão em nossos primeiros gallardos, além de todos dizerem que é fácil. No meu cérebro genial, pensei que precisava remover a metade superior do coletor de admissão para remover a parte inferior. Estou aqui para compartilhar as boas notícias com qualquer pessoa que não esteja ciente de que não é o caso e economizará uma hora, se não duas (como no meu caso) se for a primeira vez que você faz isso. Normalmente, isso não seria um grande problema, mas deixe-me dizer como foi uma dor de cabeça para colocar uma broca estrela nas pequenas fendas onde os parafusos ficam. Além disso, metade deles é do lado de baixo e é quase impossível não deixar cair um parafuso. Aproveite as próximas fotos do nosso belo motor, mas esta parte não era necessária e chamarei essas fotos de aprendizado bônus. Não postarei as etapas disso, pois não era necessário, mas se alguém estiver com problemas para removê-lo por outros motivos, como pintura a pó, me avise e ficarei feliz em ajudar.
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Etapa 3) Remova todas as mangueiras. Existem algumas linhas que estão conectadas ao coletor de admissão. Removê-las é bem simples. Tirei fotos para garantir que as colocasse de volta corretamente, mas, para ser sincero, não foi tão ruim. Para remover as primeiras, você precisará de um alicate (os sem dentes seriam preferíveis aqui para não danificar as braçadeiras) para deslizar as braçadeiras para baixo. Basta apertá-las e deslizá-las alguns centímetros e, em seguida, puxar suavemente as mangueiras. Elas podem parecer presas no início, mas continue puxando para fora com força crescente para não quebrar ou dobrar as peças de metal às quais elas se conectam com o coletor. Elas não são baratas nem facilmente disponíveis.

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Como você removeu os últimos 2 parafusos do coletor na frente do motor?
 
#19 ·
Como você removeu os últimos 2 parafusos do coletor na frente do motor?
Se você não removeu a peça de plástico preta traseira, cobrindo a proteção térmica prateada que é visível nas minhas fotos, remova-a primeiro. Isso abre um pouco mais o espaço para encaixar uma ferramenta lá dentro. Eu também comprei uma chave de catraca flexível barata de 10 mm na Amazon. Eu recomendo uma dessas se você não tiver uma para este trabalho. Economiza inúmeras horas de frustração. Espero que isso ajude.

Exemplo da ferramenta:
 
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Robb, não tenho certeza de quão semelhante é o LP do pré-LP, eu tenho um pré-LP e uma caixa de 6 marchas que fez a redação sobre esse problema também tinha um pré-LP. Aqui está uma maneira de acessar o diagrama de peças e as peças que você pode precisar comprar para o trabalho. Você pode encontrar outros em eurospares e com Glenn na AMH.


O diagrama de peças que eu linkei acima mostra um 2014 que se parece muito com o meu 2008. Acho que basta dizer que este é um ponto fraco no sistema de óleo do motor Gallardo. O outro ponto fraco, na minha humilde opinião, é a localização do filtro de óleo e o sistema de cárter seco em geral. Se as instruções no manual não forem seguidas corretamente, é muito fácil encher demais o óleo e causar grandes problemas de bloqueio hidráulico. Lembrete para quem está lendo isso: siga exatamente o manual sobre como encher e como verificar o óleo. É muito fácil encher demais por acidente. Outro lembrete de que esses carros bebem óleo como suco de laranja no café da manhã. Não é incomum estar um litro abaixo a cada mil milhas ou até menos. Sem preocupações se você sabe o que está procurando.

Uma onça de prevenção vale uma libra de cura, se você mantiver o óleo adequado nesses carros, esses motores durarão, mesmo sob cargas extremas, muitos e muitos quilômetros, muitos com mais de 100 mil.

Desculpe que você esteja com esse problema, mas você poderia, por favor, documentá-lo e compartilhá-lo com todos nós, pois parece que este é um tema recorrente.