Lamborghini Talk banner

06 Gallardo Hunting Idle Debugging

4.9K views 68 replies 14 participants last post by  Kory Nunn  
#1 · (Edited)
Pensei em documentar a minha saga para resolver o problema de marcha lenta instável que o meu Gallardo 06 tem quando o carro está quente, geralmente em trânsito pára-arranca. Tenho este problema desde que comprei o carro há alguns meses. Muitos outros parecem ter este problema, por isso seria incrível descobrir o que está a acontecer e resolvê-lo para todos.

O carro funciona perfeitamente sob aceleração, fiz recentemente um dia de pista e fiz 3 sessões na pista, com muita aceleração total, e nunca falhou.

No caminho para casa, peguei trânsito e a marcha lenta começou a oscilar. Depois de cerca de 20 minutos de trânsito, entrei na auto-estrada, mas depois de alguns minutos o carro desligou um banco e depois o segundo. Parei por cerca de 1-2 minutos, reiniciei o carro e ele andou bem, embora um pouco lento, o resto do caminho para casa (~15 minutos). Estou a adivinhar que a marcha lenta desregulou as afinações e causou problemas com aceleração parcial na auto-estrada.

Também monitorizei as afinações de combustível via OBDII quando isso acontece, e elas vão para todo lado.

Coisas que não são:
1. Bombas de combustível, ambas substituídas.
2. Velas de ignição, todas substituídas.
3. FPR (pelo menos não o Banco 1), substituído e trocado de volta.
4. Sensor de O2 (pelo menos não o Banco 1), substituído.
5. Absorção de calor da admissão: admissão envolta em fita térmica dourada, IATs observados em ~40 graus, abaixo de ~60 graus observados via OBDII

Coisas que acho que podem ser:
1. Injectores, especificamente uma vedação com fugas ou um injector com fugas, desregulando as afinações com baixa aceleração, fazendo com que o carro entre num ciclo PID ruim.

Estou atualmente a substituir todos os injectores, removi-os todos na noite passada e estou à espera que os novos cheguem.

Na maior parte, os injectores parecem estar em muito boas condições, sem sujidade, muito limpos, todos os O-rings ainda são muito flexíveis.

Este foi o pior e o que acho que é mais provável que tenha causado problemas, parece que a sujidade conseguiu passar pelo O-ring, o que implicaria uma fuga de vácuo, o que definitivamente poderia causar problemas de marcha lenta.

Image

Se os novos injectores resolverem isso, suspeito que esta será a causa, e tudo o que realmente precisava era substituir este O-ring, mas os novos injectores não farão mal depois de quase 20 anos.

2. Outra fuga de vácuo, especificamente o sistema PCV. Se os injectores não funcionarem, vou mandar testar o sistema com fumo.

3. Bobinas de ignição. Posso precisar de substituí-las todas.

4. ??? Aberto a sugestões.

#5 ·
Eu tive uma pequena caça ao ralenti enquanto estava em marcha lenta com o meu Sprint Booster ligado. Contactei o Jason B sobre isso e ele pediu-me para devolver o meu para outra versão atualizada com envio aéreo em 2 dias. Sem caça ao ralenti desde a instalação da nova unidade. Seguirei este tópico caso outros culpados surjam no futuro.

#6 ·
Tive um pouco de caça ociosa enquanto estava em marcha lenta com meu Sprint Booster conectado. Entrei em contato com Jason B sobre isso e ele me fez devolver o meu para outra versão atualizada com frete aéreo de 2 dias. Sem caça ociosa desde a instalação da nova unidade. Seguirei este tópico caso outros culpados surjam no futuro.
Perder o booster, vai estragar tudo. Você está brincando com fogo e assumindo uma exposição significativa.
Versão atualizada!? Lol

#8 ·
O sujeito é um charlatão. Enviou a versão errada? Ok
Errado em ambas as frentes. Eu entrei em contato com ele por causa de sua presença no espaço de peças de carros exóticos e, sem hesitar, me fez enviar o meu e me disse para onde enviá-lo e enviou o segundo no dia seguinte por via aérea. Depois que resolvemos tudo, descobri que o havia comprado de outro vendedor e ele nem piscou. Ele foi muito além e além, sem nenhum interesse no jogo nem qualquer culpa. Não tenho certeza de que evidências você tem para sugerir que estou "assumindo uma exposição significativa", mas esse deveria ser o tópico de outro tópico, não este.

#12 ·
Atualização: Novos injetores Bosch instalados, sem alterações significativas. O carro parece estar funcionando um pouco mais saudável, e no início pensei que estava resolvido, mas deixei-o parado e em marcha lenta após uma viagem por cerca de 5 minutos, e ele começou a oscilar significativamente, antes que um banco simplesmente parasse. Desliguei-o e reiniciei, e o segundo banco voltou, pude ouvi-lo ligar cerca de meio segundo após o primeiro banco.

Verificado os códigos e obtido um P1106, que, verificando o manual da oficina, é:
Pressão MAP/Barométrica - Comparação entre o valor da ECU do banco 1 e o valor da ECU do banco 2 > 25mmHg por >4s

É difícil saber se este código aponta para a causa ou é apenas um resultado de um banco não estar disparando.

Encontrei este tópico onde outro proprietário teve o mesmo código causado por uma válvula de escape que não abria, mas não tenho um escape com válvula. No entanto, tenho catalisadores originais, e se um estiver realmente entupido, eu poderia ver isso causando problemas quando quente.

Uma pergunta que tenho é: como/onde a ECU está medindo a pressão barométrica? É apenas no sensor MAP, ou as ECUs têm sensores integrados?

#17 ·
Atualização: Novos injetores Bosch instalados, sem alterações significativas. O carro parece estar funcionando um pouco mais saudável e, a princípio, pensei que estava resolvido, mas deixei-o em marcha lenta após uma viagem por cerca de 5 minutos e ele começou a oscilar significativamente, antes que um banco simplesmente parasse. Eu desliguei e reiniciei, e o segundo banco voltou, eu pude ouvi-lo ligar cerca de meio segundo após o primeiro banco.

Verificado os códigos e obtido um P1106, que, verificando o manual da oficina, é:
Pressão MAP/Barométrica - Comparação entre o valor do banco 1 da ECU e o valor do banco 2 da ECU > 25mmHg por >4s

É difícil saber se este código aponta para a causa ou é apenas o resultado de um banco não disparando.

Encontrei este tópico onde outro proprietário teve o mesmo código causado por uma válvula de escape que não abria, mas eu não tenho um escape com válvula. No entanto, tenho catalisadores originais e, se um estiver realmente entupido, eu poderia ver isso causando problemas quando aquecido.

Uma pergunta que tenho é: como/onde a ECU está medindo a pressão barométrica? É apenas no sensor MAP, ou as ECUs têm sensores integrados?
Você tem dois sensores de fluxo de ar em massa (MAF). Com uma ferramenta de digitalização, visualize os dados ao vivo para comparar as leituras do MAF nos dois bancos. Esteja ciente de que eles falham, mas, em algumas ocasiões, só precisam ser limpos com um limpador de spray MAF.
Verifique também se há vazamentos de vácuo.
Eu vi os tubos de ar entre o corpo do acelerador e o filtro de ar ressecarem e racharem. Isso introduz ar a jusante do sensor MAF que não está sendo medido e vai desregular as coisas.
Também peço que você considere minha sugestão anterior e elimine isso como culpado.

#20 ·
Você testou a válvula do coletor de admissão? Pode estar rasgada, é aquela coisa de borracha perto do filtro de óleo que altera o comprimento da admissão usando vácuo.
Não testei ainda, farei um teste de fumaça que deve revelar isso. Eles sugam e afetam as válvulas do coletor de admissão, então não podem ser tão ruins.

#19 ·
Substituí os dois corpos de borboleta por unidades usadas que o vendedor me garantiu que estavam 100% funcionais quando removidas do carro para ir para uma configuração de turbo duplo Motec usando outros corpos de borboleta. Limpei ambos os conjuntos e certifiquei-me de que as minhas juntas não estavam a vazar. Notei cerca de 50% menos oscilação da marcha lenta naquela altura, sendo que tudo o resto permaneceu inalterado. Li que outros relataram que a oscilação da marcha lenta foi resolvida após fazer o Sensor de Posição da Borboleta (TPS) Sacer 100 sem contato via XeModex no Canadá. Provavelmente farei a modificação do TPS sem contato nos meus antigos corpos de borboleta Magnetti Mirelli para ver se isso faz alguma diferença.

#21 · (Edited)
Reparação do Corpo do Acelerador Xemodex (Pré-LP) -- Revisão

Pensei em postar este tópico como algo para os outros encontrarem no futuro. Pouco depois de comprar meu Gallardo 2005, experimentei um MIL com um erro EPC 1-5 e 6-10 alternados, com o carro parecendo estar em modo LIMP com quase nenhuma aceleração abaixo de 4 mil rpm e, em seguida, uma captação perfeita acima de 4 mil rpm. Além disso, com a embreagem engatada nos semáforos, ele apresentava uma oscilação significativa na marcha lenta (oscilando entre 1800-2000 rpm repetidamente).

Tive a sensação de que estava relacionado ao TPS, dado o sintoma de resposta do acelerador, mas também pensei talvez estivesse relacionado ao Sprint Booster ou sabe-se lá o quê. Usando meu leitor de código, ele exibiu P0227 01 (entrada baixa do Sensor de Posição da Borboleta) e P1227 01 (mau funcionamento da borboleta, banco 2).

Depois de algum tempo na oficina com o computador conectado, foi finalmente determinado que eu precisava de novos TBs. Eu odiei a ideia de gastar US$ 3.600 (US$ 1.800/banco) em novas unidades Magneti Mareli da Lamborghini (que são consideradas de design ruim, mesmo quando novas), então procurei algumas opções e acabei no site da Xemodex. Eles recebem ótimas avaliações nos fóruns da Volvo e da BMW, mas só vi 1 ou 2 menções aqui e nenhuma avaliação real da experiência.

Aqui está como o site deles descreve o serviço:

Atualização do sensor duplo TPS programável sem contato: Sensor de Posição da Borboleta duplo Hall-Effect sem desgaste, projetado e fabricado pela XeMODeX. Este design de TPS sem contato elimina quaisquer falhas de TPS relacionadas ao atrito. Os sensores TPS XeMODeX são totalmente programáveis, ao contrário dos clones que são pré-definidos e bloqueados. Cada um dos dois sensores envia sua própria posição do ângulo da borboleta para o ETM; quanto mais próximos os ângulos estiverem um do outro, mais rápida será a resposta do acelerador. É por isso que programamos cada sensor no ETM real, garantindo que o desvio máximo entre os dois sensores seja inferior a 1,5 graus (o desvio máximo permitido na borboleta original é de 14 graus antes que o software acione os códigos de falha do sensor TPS).
Rolamentos de aço inoxidável novos: Rolamentos de aço atualizados para aço inoxidável para resistir melhor à corrosão
ECU interna remanufaturada: Todas as ligações de fios de alumínio frágeis dentro da ECU são substituídas por ligações de cobre confiáveis ​​para evitar futuras falhas nas juntas.
Conjunto de ímã reconstruído: Os ímãs dentro do motor CC são completamente revisados ​​e selados para evitar a penetração de umidade e a subsequente corrosão.
Nova tampa de inspeção: Nova tampa de inspeção de alumínio fabricada sob medida.
Garantia limitada vitalícia: Este módulo vem com nossa garantia limitada vitalícia. Consulte aqui para obter mais informações.

Acabei indo por esse caminho e, US$ 2.200 depois, eles me enviaram etiquetas de envio de mim para sua loja no Canadá. Os TBs chegaram a Toronto em ~4 dias e foram entregues pela Xemodex em ~48 horas e enviados de volta para a Virgínia em ~3 dias - mesmo usando sua opção de envio

#22 ·
Atualização: Fui dar uma volta de cerca de 45 minutos com um bocado de arranques/paragens em semáforos, e o carro foi degradando o desempenho lentamente, suspeito que estivesse a puxar o tempo, etc. Cheguei a casa e verifiquei os catalisadores, eles estavam a brilhar significativamente à volta dos termopares, e até a brilhar à volta do sensor de O2 e dos tubos de falha de ignição.

Isto deixa-me mais desconfiado dos catalisadores, mas também podem ser bobinas más a causar falhas de ignição, no entanto, não parece que esteja a falhar.

#23 ·
Eu concordo, você sentiria falhas de ignição.
Quais códigos de falha você recuperou?
Poderia ser muito pobre ou muito rico? Você tem acesso a uma ferramenta de digitalização que pode mostrar dados ao vivo, como ajustes de combustível, pressão de combustível, etc.?
Você tem um boroscópio? Você pode remover um sensor de oxigênio pré-catalisador para visualizar a mídia e um medidor de contrapressão de exaustão instalado no orifício O2 pré-catalisador pode lhe dar alguma direção.

#32 ·
Estou agora quase completamente convencido de que isso se deve a um solenóide de ventilação de evaporação defeituoso ou a uma linha de ventilação bloqueada, o que também explicaria meus tanques de combustível colapsados e a dificuldade em colocar combustível.

Investigarei assim que tiver oportunidade.

Se mais alguém tiver dificuldade em abastecer e tiver marcha lenta irregular, por favor, dê uma olhada em seus tanques de combustível e verifique se eles entraram em colapso.

#37 ·
Notei outro dia que a borboleta do meu banco 1 fica mais aberta do que a do banco 2, o banco 2 tem menos de 1 mm de folga quando fechado, enquanto o banco 1 está provavelmente mais próximo de 2 mm. Existe alguma forma de ajustar a posição de repouso dessas borboletas? Não consigo ver nenhum parafuso de ajuste ou algo parecido nelas.

#39 ·
Atualização:

Abri minhas borboletas, removi as escovas TPS e as tiras de carbono. Veja como elas estavam:

Image

Image

As escovas estavam bem sujas, mas as tiras de carbono estão em boas condições, sem sinais de desgaste significativo. Segurando-as contra a luz, não há pontos finos.

Limpei as escovas:

Image

Não é perfeito, mas muito melhor. Os dedos das escovas são absolutamente minúsculos, talvez 1/20 de mm?

Também notei que a borboleta do Banco 1 grudava um pouco quando fechada, então limpei bem as duas.

Remontado, tudo de volta e funcionando, mas sem mudança significativa na condução.

NO ENTANTO, acredito que tive uma descoberta. Estava pensando nos sintomas do meu motor no chuveiro, como se faz; o carro está perfeito em aceleração total e média, ou quando está frio - e percebi que, na verdade, há toda uma diferença de modo que explica quando tenho problemas:

O carro funciona muito bem em circuito aberto: Aceleração total, aceleração média, quando está frio.
O carro funciona mal em circuito fechado: Em marcha lenta quando aquecido, ou em aceleração leve na rodovia.

Os ajustes de combustível ficam loucos durante o circuito fechado, com o Banco 2 sendo o mais louco, e o Banco 1 fazendo uma versão mais discreta do oposto do que o Banco 2 está fazendo.

Portanto: Meu sensor O2 a montante do Banco 2 está morto.

Tenho um novo sensor O2 a caminho e relatarei depois de instalá-lo, mas isso explica todos os sintomas.

#41 ·
Só a título de comentário, estou muito impressionado com o seu nível de resolução de problemas aqui. Observo com interesse, pois acompanhei muitas das suas alterações com as minhas, tendo o mesmo tipo de comportamento... os sensores o2 são os próximos para mim...

#43 ·
PARE!
Vocês não têm ninguém que possa acessar dados ao vivo e dados de quadro congelado em uma ferramenta de digitalização?
Não desperdicem recursos.
A mão de obra é substancialmente mais cara do que as peças, e tudo o que eu substituí é algo que poderia ser substituído depois de quase 20 anos.

Eu fiz alguns logs via OBD2 e isso também sugere um problema no sensor 02.

Image

Como você pode ver, um sensor está se movendo rapidamente como deveria, e o outro é muito lento.

#44 ·
Atualização:

Novos gatos estão aqui:
Image

Até agora, removi o gato do lado direito, e o donut a montante simplesmente se desfez:
Image

Isso absolutamente não pode ser bom para as leituras do sensor O2, pois isso estaria deixando oxigênio entrar após a combustão. Além disso, ao sacudir o gato velho, consigo ouvir o núcleo se movendo, então provavelmente é bom que eu tenha decidido fazer isso antes que algo catastrófico acontecesse.

A boa notícia é que os novos gatos parecem se encaixar bem. Eles são talvez 5 mm mais longos do que os OEM, mas isso não é muito.
Image

Preciso encontrar novos donuts em algum lugar, os OEM não são ofensivamente caros, mas exigem postagem internacional, e sou bastante impaciente.

#46 ·
Pode remover o lado do motorista por cima se remover os parafusos da barra transversal e a proteção da cabeça no cárter de óleo seco. O espaço do lado do passageiro não parece tão bom. Descobri que alguns fabricantes podem estar usando a geometria inicial do Gallardo. Espero que tenha algum movimento no silenciador, não mostrado, mas tive que corrigir meus catalisadores.
Você quis dizer o lado do passageiro :p

Sim, eu consegui tirar afrouxando a barra transversal e desaparafusando a caixa traseira. Estou supondo que foi muito mais fácil do que o original porque tenho o escapamento tubi, que saiu facilmente sem remover o para-choque traseiro.

Agora, tudo o que resta é colocar tudo de volta